quarta-feira, 13 de outubro de 2010

 

Extravagantes ou simples, mas com a cara do casal: escolha sua festa

 
image
Foto: Divulgação
Antigamente, novidade era a noiva dispensar o véu na hora de entrar na Igreja e optar por algo que não fosse uma valsa como dança oficial na festa

Antigamente, novidade era a noiva dispensar o véu na hora de entrar na Igreja e optar por algo que não fosse uma valsa como dança oficial na festa. Hoje em dia, o mercado do casamento apresenta uma infinidade de produtos e serviços diferenciados que possibilitam ao casal a chance de personalizar ao máximo o dia mais importante de suas vidas.

Tem um pouco de tudo: buquê que muda de cor conforme o humor da noiva, transmissão da cerimônia em tempo real via internet, convite com perfume, álbum de fotografia em 3D e até marmitas para os convidados levarem os docinhos para casa sem ter que pagar o mico de jogar tudo dentro da bolsa.

Uma boa pedida para quem deseja conhecer todas as opções, inclusive as mais inusitadas, é visitar uma das feiras especializadas no tema. O número de pessoas que vão a esses eventos acompanha o crescimento dos matrimônios no país. A Expo Noivas & Festas, que existe há 16 anos e promove cinco feiras anuais, três em São Paulo e duas no Rio de Janeiro, contabilizou mais de 32 mil pessoas em sua última edição. 





"No decorrer de todos esses anos, percebemos que cada vez mais as empresas estão apostando em novas tecnologias", conta José Luiz de Carvalho Cesar, organizador do evento. Segundo ele, isso acontece para atender à demanda dos noivos, que vão atrás dessas novidades. E não é pra menos. Se a internet e as redes sociais estão presentes no dia a dia do casal, porque não incorporar tudo isso à festa de casamento? 





Hoje em dia, a família ou os amigos que moram longe, por exemplo, têm a possibilidade de acompanhar a entrada da noiva, a emoção do "sim" e o cumprimento dos padrinhos na frente do computador. Existem empresas que transmitem o grande dia em tempo real, por "streaming". O casal escolhe os convidados que receberão as senhas de acesso aos sites com o vídeo exibido em alta resolução e pronto, ninguém perde a celebração.

Outra opção é ter fotos do evento publicadas instantaneamente em redes e comunidades virtuais. Quer mais? Algumas empresas mandam até um jornalista à festa para atualizar todos os detalhes, curiosidades e informações no Twitter.

Apesar de todas essas possibilidades, é importante ter em mente que o que torna a recepção realmente diferenciada é ter a cara do casal. "A grande tendência é tentar fazer uma festa que combine de fato com os noivos". Quem dá a dica é Constance Zahn, que mantém desde 2007 o www.constancezahn.com. Foi trabalhando no atelier de sua mãe, a estilista de noivas Wanda Borges, que Constance teve a ideia de criar o site, hoje com uma média de 500 mil visualizações mensais. Na página, as noivas encontram referências nacionais e internacionais de decoração, fotografia, moda, gastronomia, entre outras coisas.

Segundo a especialista, imprimir o gosto dos noivos em cada detalhe da cerimônia e da recepção é cada vez mais comum. "Tenho percebido que muitos casais estão mais seguros para personalizar a sua festa, saindo do padrão", diz. Ela dá o exemplo de um chef que, em seu casamento, optou por uma decoração diferente, com arranjos feitos de ervas. "Pra ele fez sentido e, além de tudo, ficou lindo". 


Para os que estão com a grana curta, mas que, ainda assim, fazem questão de investir em cada detalhe, a opção é o "mini-wedding". O conceito é fazer uma festa menor, para poucos convidados. Dessa forma, é possível concentrar os gastos no que realmente importa e até mesmo se dedicar a fazer por conta própria os elementos decorativos e as lembrancinhas. Mais personalizado do que isso, impossível!

Para todos os gostos
As opções disponíveis no mercado para quem está planejando o casamento são inúmeras. Relacionamos abaixo alguns dos produtos e serviços presentes nas últimas edições das maiores feiras especializadas.
Casamento na web
Listas de presentes, informações sobre a cerimônia, horários, mapas para o local da festa, entre outros detalhes podem ser divulgados em sites feitos especialmente para os noivos. Além disso, dá para colocar fotos do casal, contar a história do romance e homenagear os padrinhos.
Pré-convite
Para os amigos que têm a agenda lotada, ou então aos mais esquecidos, é importante avisar a data da festa com bastante antecedência. Hoje, dá para fazer isso de uma maneira bem charmosa, com os "save the date". Os convites seguem assim que o casal marca a data e podem ser feitos de maneira tradicional (papel e envelope), em forma de imã de geladeira, entre outras opções. 




Convites aromatizados
A família é tradicional e não dá pra fugir do clássico "convidam para o enlace de seus filhos"? Aposte no cheiro. Papéis aromatizados com canela, frutas secas ou rosas custam caro, mas conferem um charme a mais ao casamento.
Alianças personalizadas
Quem acha que escrever o nome do parceiro nas alianças é coisa do passado, pode optar por reproduzir as digitais ou então a frequência cardíaca - o desenho dos sinais elétricos que aparecem nos exames de eletrocardiograma - na joia. E se isso ainda não for o suficiente, algumas marcas oferecem aos noivos um workshop com ourives para que eles possam fazer suas próprias alianças.


Buquê do humor
Se a noiva faz sua entrada bem calma e tranquila, ele fica azul. Se o nervosismo tomar conta, emite luz branca. Assim funciona o buquê feito com LEDs ligado à pele por sensores que medem batimentos cardíacos e temperatura corporal.


Fotos e vídeos em 3D
As produções cinematográficas já aderiram de vez à tecnologia 3D e a indústria dos casamentos não ficou para trás. Os mais moderninhos podem optar pelo registro do enlace em terceira dimensão e, junto com o vídeo e a foto, levam os óculos especiais para relembrar o momento e mostrar aos amigos.
Bem-casado da sorte
Há quem diga que o doce é quase tão essencial quanto a presença da noiva. Entre os convidados, os bem-casados são sucesso garantido e ficam ainda mais especiais se vierem com mensagens da sorte - parecidas com aquelas dos biscoitos chineses - em suas embalagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário